FNV e UFRN firmam parceria para execução do Projeto POTI com apoio de emenda de Mineiro

Na tarde da útima terça-feira (5), a Federação Norteriograndense de Voleibol (FNV) deu mais um passo importante para a consolidação do Projeto POTI, iniciativa voltada à formação de jovens atletas da rede pública de ensino. Em reunião realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presidente da FNV, Igor Ribeiro, e o diretor-secretário da entidade, Tiago Lincka, reuniram-se com o vice-reitor da UFRN, professor Hênio Ferreira Miranda, e o pró-reitor de Planejamento, Luiz Alessandro Pinheiro, para formalizar a parceria entre as duas instituições.

O encontro teve como objetivo discutir os termos da cooperação, que será executada por meio de projeto de extensão universitária, envolvendo a administração de recursos federais destinados ao Projeto POTI através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Mineiro. A parceria prevê a contratação de bolsistas das áreas de educação, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, comunicação dentre outros, ampliando o alcance e a qualidade das ações desenvolvidas junto aos jovens atletas.

O presidente da FNV, Igor Ribeiro, destacou a importância do envolvimento da UFRN na execução do Projeto, ressaltando o papel da universidade na promoção da ciência e do esporte como instrumentos de transformação social. “Essa é uma iniciativa que vai além do esporte. O Projeto POTI será realizado com estudantes de escolas públicas da Zona Norte de Natal, região historicamente carente de políticas públicas voltadas ao esporte”.

Também representando a FNV, Tiago Lincka destacou que o Poti além de proporcionar uma estrutura avançada de treinamento de voleibol, será uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, promovendo oportunidades reais para jovens em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa conta ainda com o fundamental apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei de Incentivo RN+ Esporte e Lazer, e com o patrocínio da Brava Energia. A Federação Norteriograndense de Voleibol agradece de forma especial ao deputado federal Fernando Mineiro, cuja emenda parlamentar torna possível a estruturação do projeto em parceria com a universidade e à deputada estadual Divaneide Basílio, por sua emenda que proporcionará a efetivação da parte logística do Poti. Cabe ressaltar que sem essas importantes parcerias, o Projeto Poti seria apenas um sonho.

Com previsão de início para março de 2026, o POTI tem como foco o desenvolvimento esportivo de excelência, bem como a formação educacional e cidadã de jovens talentos para o voleibol potiguar, estabelecendo um modelo que alia prática desportiva e conhecimento científico para impulsionar o desenvolvimento humano e social no estado, por meio do voleibol.